Coordenador : Ricardo Bruno da Silva Ferreira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389541.2199.118745.22022023
Departamento/Setor: COC
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto de extensão se destina ao público universitário de uma maneira geral, particularmente, docentes, profissionais da educação e discentes de universidades públicas e privadas. Apesar de ter como público específico a comunidade acadêmica, o blog entende a função pública da Universidade em dialogar com o restante da sociedade. Neste sentido, o projeto de extensão se orienta ainda para a difusão de assuntos de natureza científica, artística e literária no âmbito da sociedade brasileira contemporânea. Não é possível dimensionar o número exato de pessoas que serão atingidas pelo Projeto por se tratar de atividade desenvolvida parcialmente em ambiente virtual de forma presencial. De acordo com as estatísticas do Blogger, cada publicação no site atinge um número que oscila abruptamente de 50 a 400 visualizações por semana. Portanto, optou-se por colocar como público os integrantes do Projeto de Extensão e o número médio de cerca de 100 leitores semanalmente. Assim, o número total de pessoas atingidas pelo referido Projeto em um mês é de pelo menos 405, contabilizado neste montante os cinco integrantes do projeto.
Local de atuação: O projeto realizar-se-á na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Instituto de Desenvolvimento Regional e Ciências da Sociedade (ESR), localizado na Rua José do Patrocínio 71, Centro, Campos dos Goytacazes. As atividades deste projeto de extensão estão adaptadas ao ensino presencial podendo ser realizadas ainda em ambiente virtual em caso de agravamento das condições sanitárias impostas pela pandemia do coronavírus.
Objetivo
Para este ano de 2023, o Projeto de Extensão Diálogos do Fim do Mundo possui os seguintes objetivos: a) difusão de artigos e textos acadêmicos por meio de um blog destinado à sociedade em geral, especialmente, para a comunidade universitária; b) publicação de artigos, ensaios e resenhas sobre assuntos de natureza (ciência) política, sociológica, antropológica, filosófica e artística; c) constituir-se como um espaço de troca de ideias e divulgação de pesquisas científicas; d) promover debates acadêmicos no retorno às atividades presenciais podendo ser realizadas em caso de necessidade de forma remota; e) coleta de relatos e fotografias dos docentes do departamento de Ciências Sociais, realização de transcrições dos relatos e organização para publicação de e-book comemorativo. Também está prevista a análise do material coletado.
Resumo
Este projeto de extensão consiste na divulgação científica por meio de uma plataforma virtual voltada para a publicação de artigos científicos, ensaios, resenhas, artigos de opinião, análises e reflexões de natureza política, social e filosófica a respeito de assuntos do cotidiano. A proposta se estrutura a partir da criação de um blog intitulado Diálogos do Fim do Mundo destinado a dar visibilidade à pesquisa científica no âmbito das Ciências Sociais promovendo parcerias intelectuais entre profissionais da área de Humanidades, particularmente, da Ciência Política. O escopo teórico do projeto não se restringe ao campo da Ciência Política abrangendo a contribuição intelectual de áreas afins do conhecimento científico, como a Filosofia (Política), a Sociologia, a Antropologia, a História, o Direito e a Psicologia. Outra vertente do projeto de extensão consiste na realização periódica de debates acadêmicos com profissionais de reconhecida importância no meio universitário. Constituindo-se como um espaço de troca de experiências, de circulação e divulgação de ideias de natureza científica, o projeto reúne pesquisadores com uma reputada formação acadêmica e profissional no campo das Humanidades. Faz-se assim necessário a renovação da bolsa de extensão a fim de atender às necessidades demandadas pelo projeto, como a produção e divulgação científica; além de colaborar junto às etapas de realização dos debates. Paralelamente, o contato direto com as atividades de Pesquisa e Extensão contribuirá na formação acadêmica do discente. Soma-se ao fato que a bolsa de extensão tem sido crucial para mitigar a evasão escolar e suscitar o interesse do alunado pela prática extensionista.